31 de março de 2011

carqueja em flor



Carqueja (Pterospartum tridentatum


Tojo-arnal-do-litoral (Ulex europaeus)


Tojo e carqueja

Ontem fomos dar um passeio pelo pinhal e apanhar carqueja (Pterospartum tridentatum) para chá. É uma planta característica da Península Ibérica e da Região Macronésica (Arquipélagos dos Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde) e floresce de Março a Julho. Forma arbustos com cerca de um metro de altura e era, antigamente utilizada como acendalha. Confunde-se facilmente com esta espécie de tojo (Ulex europaeus), comum nos pinhais e igualmente de flores amarelas que florescem de Fevereiro a Junho. Aliás, na primeira foto coloquei um ramo de tojo dificilmente perceptível, pelo menos a um primeiro olhar.

As flores, secas, utilizam-se em infusão e os ramos na culinária, como o tão famoso arroz de carqueja que provámos em Gouveia, a caminho de Montesinho. A infusão é indicada para problemas digestivos, vesícula e fígado. Contra-indicações: propriedades hipotensoras e hipoglicemiantes.

2 comentários :

Anónimo disse...

Antes de mais quero-lhe felicitar pelo seu blog, está muito bom. Hoje fui dar uma volta pela Arrábida e resolvi apanhar flor de carqueja. Em pequeno era algo que via muito a minha avó a fazer perto da Malcata. Apanhei um saco com mais de 700grs. Ao ver o seu blog uma duvida levantou em mim, será que apanhei flor de carqueja ou de tojo. Realmente eu vi aquilo que considero muitos arbustos de Tojo em flor e a forma mais fácil para diferenciar ambas as flores é que as de tojo são bem mais pequenas que as de carqueja ou pelo menos assim penso. Aonde é que eu posso me esclarecer melhor para ter a certeza que apanhei a flor correcta?Muito obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde, a maneira mais simple de distingui-los é pelos picos que o tojo tem a carqueja não. Os talos do tojo são mais escuros.