17 de agosto de 2011

colher para semear, secar para armazenar





Colher sementes de tomate para semear no ano que vem. O processo está explicado aqui mas a Zília disse-me que costuma congelar o tomate e no ano seguinte, depois de descongelado, retira as sementes para as semear. Embora mais trabalhoso, prefiro este método. Depois de retirar as sementes coloquei os tomates a secar.

Será o primeiro ano que vamos experimentar secar alguns legumes da horta. Começámos com os pimentos, agora os primeiros tomates e um pouco de abóbora Hokaido. Os alimentos, para serem secos ao sol, devem ser colhidos frescos e preparados rapidamente para a secagem. À noite recolhem-se e no dia seguinte voltam ao sol, até secarem. Não devem ultrapassar o limite de desidratação, cerca de 15% de humidade. Utilizo uma faca com lâmina de cerâmica. Comprei-a, principalmente, para cortar as ervas aromáticas pois impede a oxidação mas, agora, corto todos os legumes com ela.

Aproveitei umas molduras velhas para fazer o secador, composto por vários tabuleiros sobrepostos onde, em cada um, fixei um tipo de gaze. O ar circula, a luz entra, mas os insectos ficam fora do processo.

Ao jantar uma tarte crua de quinoa e lentilha cor de laranja, germinadas, recheada de tomate, cebola, aipo e polvilhada de alho, azeite e sementes de sésamo. Chamam-se agora, mais precisamente a L. que inventou 'As árvores de canabás', de 'crueira' ":O
,,,

2 comentários :

Isabelle disse...

Tantas coisas que nos ensinas e ao mesmo tempo, fazes-me ter uma "pequena" saudade do CALOR, calor a serio, dia e noite, e que permite continuar estes ciclos, com a assistência do sol.
Beijinhos

Trumbuctu disse...

Eu quando olho as tuas imagens, e as montanhas magnificas que vos rodeiam, tenho vontade de sentir o frio ":))
Bjs