28 de agosto de 2011

final de Agosto





flores ❀ (25/08 e 26/08)
Colhi sementes de funcho, calêndula e cenoura. Tratei das sementes de abóbora hokaido, provenientes de uma abóbora biológica comprada, e de tomate. Quando digo tratar é ver se estão bem secas, sem fungos ou furos para poderem ser armazenadas. Na imagem, da esquerda para a direita, sementes de cenoura e respectiva umbela, abóbora, funcho e umbela ainda com sementes, e deste tomate. Foram também mais calêndulas para a terra que, segundo li, se podem semear em Setembro e Outubro, para além da Primavera.

folhas ❧(27/08 e 28/08)
Hoje semeei alfaces (não sei se de inverno), aipo, salsa, coentros, manjericão (não é altura mas vou experimentar), mais calêndulas e ainda transplantei couve portuguesa que nasceu espontânea.
...

O padrão das calças que comprei no mercado anual de Grândola - seis dias seguidos de feira - que termina já amanhã. 'Escapei sozinha' para poder ir à vontade, andar ao meu ritmo e espreitar as bancas sem pressa; fazer a estrada da serra com a minha música e passar para outro mundo. Que bom! Depois no sábado fomos todos juntos e ainda trouxemos alguns cabos para ferramentas, mas feirar feirar é mesmo sozinha.
...

Uma pasta de amêndoa com alga kombu. De sabor e textura entre o requeijão e o queijo de barrar. Pura delicia!
...

E voltei a fazer mais espuma de barba e creme depilatório, que entre si só diferem no nome. Desta vez utilizei o óleo de calêndula que fiz no mês passado e algumas gotas de óleo de alfazema, também feito em casa. A receita melhorou e estamos fornecidos para os próximos três meses.

7 comentários :

horticasa disse...

OOláá!!
Creme depilatório?? Não vi a receita... Tenho que pesquisar mais.
bj eugénia

Unknown disse...

Olá!

Parabéns pelo blog!! Vou passar a ser uma fiel seguidora!
Como é que faz o óleo de calêndula e de alfazema?

Dias bonitos para si e para o "trumbuctu"
Anabela

Trumbuctu disse...

Eugénia:: experimente e vai ver o bem que faz à pele, e ao ambiente ":)

Anabela:: basta colocar as flores em óleo durante 21 dias ao sol.

horticasa disse...

Sim vou querer experimentar mas?... E a receita?
beijinho eugénia

Trumbuctu disse...

Encontra na categoria DIY, aqui mesmo ao lado.

Unknown disse...

Obrigada.
E que tipo de óleo é melhor usar?
Estive a "cuscar" o seu blog e existem imensas coisas que gostaria de saber. Não se importa que continue a por-lhe questões? É que eu comecei à pouco nestas "andanças". Espero que não me considere uma chata :)

purple disse...

que maravilha(s)!! :)