19 de outubro de 2011

digressões por outras paragens


À semelhança do que José Rui Fernandes, da Quinta do Sargaçal, costuma fazer - e que já me foi muito útil - aqui ficam algumas ideias para reflectir.

Seed Savers Tour 2011 - Digressão pelas sementes livres, de 4 a 13 de Novembro. Colher para semear - a patente das sementes e o alimento como um problema do futuro (e que já é para muitos milhões).

Liquido dourado, de Carol Steinfeld com ilustrações de Malcolm Wells, quando a urina se torna o nosso fertilizante na horta. Segundo os autores, a urina é estéril até sair do nosso organismo, em indivíduos saudáveis; utilizar a nossa própria urina só nos trará alguma doença que já exista em nós. Fazer como a natureza e aprender a fechar os ciclos.

Wetpots, a água, ou a falta dela, outro problema futuro. Um sistema de rega que dá que pensar e sobre o qual já tinha lido mas feito com bilhas de barro, sem tubos de rega. Demonstração aqui ou aqui.

via Eco Living Portugal

2 comentários :

horticasa disse...

Boas ideias!...
Eu há muito que sou adepta do liquido dourado, mas só eu, mais ninguém quer colaborar.
Tenho que fazer tudo às escondidas senão ficam todos escandalizados.
bj eugénia

Unknown disse...

Obrigada pelas partilhas!
A minha avó era uma grande adepta do liquido dourado. Juntava água,fazia uns buraquinhos ao pé dos pés das plantas e deitava o liquido nesses mesmos buracos.
Eu pessoalmente ainda não o fiz mas ando com alguma vontade de experimentar.

Bom trabalho e boas culturas.
Anabela