16 de dezembro de 2011

da horta em Dezembro








O silêncio de palavras tem sido rei mas nos bastidores o trabalho corre, seguindo o calendário biodinâmico de Maria Thun, uma das leituras que descobri há alguns meses atrás. Temos semeado, como adubo verde e mulch vivo, tremocilha e ervilhaca; favas, uma parte também será para adubo verde; ervilhas, cebolas, alfaces e morangos. O morango é uma excelente cobertura de solo, viva, e aparentemente está a ajudar a combater o escalrracho, atrofiando-lhe as raízes. Ainda semeámos azevém -vê-se na primeira imagem, ao fundo, junto dos ferros de estufa - numa zona que só terá culturas na primavera. O azevém é uma gramínea forrageira utilizada para alimentação de gado e tolera múltiplos cortes, sendo o ultimo normalmente para fenar. Este é o lado "arrumado" da horta, o trabalho de Novembro e parte de Dezembro.

Depois vem o lado selvagem. Três variedades de couve, plantadas em Outubro, as batatas semeadas já tarde, final de Outubro, mas que estão lindas; chicória, já selvagem, no meio de tremocilha; a seguir penso que sejam acelgas, também espontâneas, e alfaces. Posso dizer-vos que todas as plantas nascidas por elas, de sementeiras anteriores, crescem muito melhor e são muito mais robustas. E vamos assim a caminho duma horta selvagem, deixando fluir os ciclos da natureza e das próprias plantas.

Por fim, a Estrela à espera que o rato saia da toca. Trouxe um para dentro de casa esta tarde e está lá agora, persistente, numa espera paciente de budista ":)

5 comentários :

horticasa disse...

Bom dia!
Eu este ano também semeei tremocilha, já está a nascer, numa zona que é para a horta de verão, só não sei como faço depois... corta-se antes de secar? ou deixa-se dar sementes? Usa-se em seco ou em verde??
Eu sei que as leguminosas dão adubo natural, já a minha mãe mudava sempre o sitio das favas por isso...
bj eugénia

gintoino disse...

E eu a dizer que era tarde para plantar as batatas...já estou arrependido de não ter experimentado também, com este inverno sem frio...prevejo muita inveja da minha parte quando postar as fotografias das batatas acabadas de colher ;)

Trumbuctu disse...

Olá Eugénia!
Para utilizar tremocilha como adubo verde corte-a um pouco antes de florir, lá para o fim de Março e depois enterre-a no solo. Nós, como não cavamos, deixamo-la cortada sobre a terra.

Continuação de boas culturas...

Olá Gintoino! Parece que o frio vem aí, com mínimas entre um e seis graus. Já tenho as batatas cobertas não venha aí geada; mas as batatas doces não resistiram, queimadas pelas noites frias que já houve :(

Mas o melhor é experimentar sempre, umas vezes é-se bem sucedido outras menos.

Continuação de boas culturas também...

Carla Leitão disse...

Olá!
Sigo o blog religiosamente porque adoro ver a evolução das culturas e aprendo imenso consigo! No fim de ler os posts fico sempre a pensar ai como eu adorava ter uma horta! :) A sua está linda! E a gatinha é um amor!
Parabéns! :)
Carla

Trumbuctu disse...

Obrigada Carla :)