29 de março de 2010

hortas suspensas


© copyright Cattholic Home & Garden

Antes de deixar a horta conversei com Z. sobre novas formas de cultivo, entre elas como semear plantas de pernas para o ar. Podemos fazê-lo com morangos, tomates, beringelas... As razões para esta escolha podem ser variadas: cultivo perto de casa, tornando as plantas mais acessíveis para o consumo doméstico; optimização do espaço de cultivo; criação de alpendres lindos, se misturados flores ainda mais; as plantas ficam mais arejadas sofrendo menos com doenças como o míldio. Agora, se elas gostam ou não só saberemos se experimentarmos.

Há algum tempo atrás descobri o site Catholic Home & Garden, onde encontrei esta informação. Catolicismos à parte, gostei do lema: Cultivar o suficiente para guardar e mais para partilhar. Esta Primavera vai ser cheia de experiências, as fotografas são verdadeiramente inspiradoras.

O site está em inglês. Podem consultar aqui a versão traduzida do Google, pouco correcta mas que permite entender o essencial.

Nas próximas duas semanas estarei pela oficina e o diário da horta será pouco actualizado.

Nota- O que parece um compostor não é mais do esta forma de cultivar batata.

2 comentários :

Ana Ramon disse...

Olá Amiga (vamos a ver se agora o comentário fica registado)
Dizia eu que depois de longa ausência, mal entro aqui fico logo espantada. Plantas de pernas para o ar? Qual será o objectivo?
Há realmente coisas estranhissimas.
Vim para deixar um abraço e para desejar que continues a partilha das experiencias sempre interessantes.
Voltarei em breve. beijinhos

Trumbuctu disse...

Olá Ana, és sempre muito bem vinda!
Acho que as plantas, falo de tomate, morango, e outras afins, ficam mais arejadas e os frutos também mais fáceis de colher. Esta é a minha leitura mas vou experimentar e depois logo te digo.
Um beijinho grande