12 de junho de 2010

casa de banho seca


Eis uma das construções de que falei aqui ontem e que me tem tomado conta do tempo: uma casa de banho seca, em inglês compost toilet. Tenho o péssimo hábito de não passar os planos que tenho na cabeça para o papel e o resultado é confrontar-me com obstáculos construtivos que deveriam ter sido resolvidos em projecto. Montei e desmontei dobradiças, furei aqui e ali, e para aparafusar foi um sarilho. A madeira utilizada foi um tipo de laminado - contraplacado marítimo, informação da estância - muito dura, o que dificultou a montagem. Salvou-me a serra tico-tico, a melhor ferramenta que já tive até hoje. Agora que terminei até me pareceu fácil.



Depois de montada passei óleo de linhaça e está pronta e operacional. Um compartimento é a sanita em si, o outro serve para guardar aparas de madeira e o caixote do papel. Sem cheiros nem moscas. Mais tarde fixarei uma placa como fundo para conferir maior estabilidade.

Amanhã coloco o vídeo da construção do compostor e o processo de utilização da casa de banho. Para os mais curiosos e apressados existem inúmeras soluções disponíveis na net para consulta.

Inspiração via Permaculturing in Portugal e Compost Toilets

2 comentários :

Unknown disse...

Muito interessante. E ficou até bem bonito. Vou lá nos sites checar que a minha curiosidade é insuportavel. Beijos.

Trumbuctu - diário de uma horta disse...

":O)
Beijos ❀