23 de julho de 2010

luz sagrada


' luz sagrada '

É assim que se chamam as lamparinas que comprámos para utilizar com o óleo de Neem e azeite, Luz Sagrada. Poderão questionar alegando que o azeite é caro e que o óleo de Neem ainda o é mais (10€/250ml) mas contraponho com o seguinte:

- uma vela que fique a queimar pelo mesmo período é cara
- as velas emanam para o ar substâncias tóxicas por serem feitas a partir de derivados do petróleo (glicerina). Existem outras opções (cera de abelhas) mas são mais caras
- não são ecológicas
- não é possível colocar o óleo de Neem a queimar com uma vela


A embalagem consiste numa pequena caixa contendo um queimador metálico, com base em cortiça, e vários pavios. Os pavios encaixam no queimador e este coloca-se numa taça onde fica a boiar.


Para preparar a lamparina mistura-se o óleo de Neem com o azeite, na proporção de 1:10. Coloca-se o queimador, acende-se o pavio e fica a arder por muitas e muitas horas. Uma pequena quantidade (uma chávena de café) arde um serão e uma noite inteira. Os mosquitos não têm incomodado e a luz é linda.

Nota: estas lamparinas existem há muitas gerações e usavam-se para iluminar a cabeceira das crianças, quando dormiam, e na purificação das casas juntamente com alecrim.

Sem comentários :