19 de julho de 2010

óleo de neem

Angry face
Árvore de Neem (Azadirachta indica), fotografia ©  Dinesh Valke

Lembram-se do habitante mais temido da horta? O repelente que tenho usado e o único que se mostrou verdadeiramente eficaz é, além de muito caro, nocivo para organismos aquáticos. Mosquitos, verão, praia, piscina ... Pois é, depois da E. me ter falado da árvore de Neem, no ano passado, andei a fazer pesquisas e a procurar onde poderia encontrar, em Portugal, quem vendesse óleo de Neem com as características que procurava:

- óleo 100% puro
- origem da substância activa (Azadirachtin)- Índia.
- processo de fabrico - prensado a frio.
- orgânico - produção biológica.
- quantidade (em ppm), por embalagem, da substância activa (Azadirachtin)- ≥ 1500 ppm

O bom óleo de Neem destinge-se pelo forte odor que apresenta.

Este óleo tem inúmeras aplicações: pesticida não tóxico para humanos, fertilizante, usado na medicina Ayurvedica e, o mais que tudo, repelente de insectos. Não deve ser aplicado internamente a não ser por quem sabe pois tem alguma toxicidade. Para utilização interna usam-se as folhas e a casca da árvore.

Repelente de insectos (inglês). Em português pode ler aqui com o tradutor do Google. A tradução deixa muito a desejar mas consegue perceber-se o conteúdo. 

Para 1/2 litro de água a uma diluição de 1%

5 ml óleo e neem
2 ml sabão neutro (sabão casulo, por exemplo)
0.5 litro de água quente

Misturar a água quente com o sabão, depois adicionar lentamente o óleo e ir agitando vigorosamente. Introduzir a mistura num frasco vaporizador e usar de imediato. A mistura só deve ficar armazenada até oito horas, pois começa a perder propriedades. Podemos utilizar em nós e nos animais, embora para os gatos seja preferível a utilização das folhas.

Nós aqui ainda só experimentámos em lamparinas de azeite. Diluímos o óleo em azeite e fica a queimar como o incenso. Não tem qualquer odor mas afasta realmente os mosquitos. Tenho estado de janela aberta e luz acesa e ainda só fui picada uma vez.

No site Discover Neem, de onde retirei esta informação,  podem encontrar muito mais.

8 comentários :

Luis disse...

Viva

Onde comprou o óleo de Neem?

Obrigado

Luís

Laura disse...

Olá, estou com dificuldade em encontrar o óleo de Neem com essas características e de boa procedência, poderia dizer por favor, onde adquiriu o óleo? Muito obrigada e um dia feliz.

Anónimo disse...

Tsmbém gostaria, caso saiba, onde posso comprar o Óleo de Neem em Portugal. Não o encontro em lado nenhum :(

Obrigado.

Anónimo disse...

Também estou a ter muita dificuldade em encontrar o óleo de neem, e precisava urgentemente por causa da mosca branca?
Pode-me dizer onde o comprou?
Obrigado.

Pedro.

Kika G disse...

Também eu procuro o famoso óleo de Neem!
Já percebi que está muito bem informada e que arranjou um óleo espetacular de fazer inveja ( é esse o objetivo??)mas a verdade é que começou por dizer que tinha finalmente encontrado o óleo em PORTUGAL(...?) e quando se esperava pela grande revelação...ficou no segredo dos deuses...
To com um grande problema em casa, pois o meu bichano táva com pulga e passou pra casa, pois pra ele produtos há muita coisa agora para as casas já é mais difícil.
Então vámos saber onde fica essa famosa loja ou não?

Trumbuctu disse...

Cara Kika,

Não sei onde leu que "finalmente tinha encontrado o óleo de Neem em Portugal" e lamento o seu sentimento de inveja.

Talvez lhe seja mais útil outro sentimento, a humildade, e com ele fazer uma breve pesquisa no Google com as seguintes palavras: "óleo de neem onde comprar Portugal". Ficará surpreendida com resultados.

A informação mais importante partilho-a aqui, bem como noutras publicações do blog: a descrição das características que um bom óleo de Neem deve ter. E garanto-lhe, para estar "tão bem informada", como refere, 'queimei muita pestana' e despendi muito do meu tempo em pesquisas.

Boa sorte com as pulgas!

Anónimo disse...

Boa tarde, encontrei hoje óleo de neem na agriloja. Uma embalagem de 100ml custa cerca de 12€, mas dura bastante, porque deverá ser misturado com água.

Serpentigra disse...

Bom Dia!

Muito obrigada pela dica!
Neste site também se pode encontrar o óleo:
http://plena-natura.pt/oleo-de-neem-cp-oleos-vegetais-manteigas-e-ceras-oleos

Abraços permacultores ☺
Sónia