1 de setembro de 2010
apoio à caiação
Categorias:
Bioconstrução
Apoio à caiação no município de Santiago do Cacém.
Cedência gratuita de cal, pigmentos e materiais de pintura (pincéis) aos
munícipes do Município de Santiago do Cacém.
A campanha realiza-se entre 3 de Maio a 30 de Outubro de 2010
Quem estiver interessado pode consultar o folheto que a Câmara disponibiliza, aqui, onde se pode ler sobre o que é a cal, a sua história, como se prepara e aplica.
Quando à cal é incorporada gordura a casa fica muito mais resistente à humidade e aos bolores. Os antigos utilizavam sebo de carneiro, o que nos tempos de hoje vai sendo cada vez mais difícil encontrar. Para nós também não era uma boa solução e por isso comecei a procurar alternativas.
Num estudo que li resultado do 3º congresso de argamassas realizado no Lnec, em Março deste ano, sobre a incorporação de gorduras na cal fiquei a saber que podemos substituir o velho sebo de carneiro por óleo de linhaça ou óleo de colza.
Desconhecia que existissem vários tipos de cal. Uma delas, a que já tem na sua composição gordura, designa-se por cal D. Fradique. O tipo de gordura que possui é borra de azeite (oleína) o que lhe confere algumas vantagens: maior consistência, maior permeabilidade ao vapor de água, capilaridade muito inferior, impermeabilização muito superior e maior resistência ao desenvolvimento de fungos.
Nós por aqui vamos mesmo é utilizar o óleo de linhaça. Porque caiar é muito melhor do que pintar - a casa respira, nós respiramos com ela e pode ser um bom momento de descontracção.
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
1 comentário :
Que boa idéia oferecer Cal e materiais pra população. A casa da minha infância era caiada. Acho lindo. E divertido pintar, mesmo quando não se sabe....
Enviar um comentário