3 de março de 2011

pulgas, carraças e outros sugadores

Chegou o tempo deles com os primeiros dias calor, pelos menos das carraças; as pulgas sobrevivem o ano todo e os mosquitos só chegarão lá mais para o Verão. De outros não falarei, multiplicam-se diariamente a um ritmo assustador "::O)

Como estamos em maré de soluções DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) volto a este post que escrevi, em Julho do ano passado, sobre o óleo de Neem. E quem tem animais, cães e gatos, poderá ter particular interesse em ler ou reler. Para os mais impacientes destaco aqui duas receitas muito simples para afastar os inoportunos, e às vezes perigosos, sugadores:

Spray repelente de insectos

Para 1/2 litro de água a uma diluição de 1%

5 ml óleo de neem
2 ml sabão neutro (sabão casulo, por exemplo)
0.5 litro de água quente

Misturar a água quente com o sabão, depois adicionar lentamente o óleo e ir agitando vigorosamente. Introduzir a mistura num frasco vaporizador e usar de imediato. A mistura só deve ficar armazenada até oito horas, pois começa a perder propriedades. Podemos utilizar em nós e nos animais, embora para os gatos seja preferível a utilização das folhas.

Champô (para cães e gatos)

Utilizar a solução descrita acima como champô ou adicionar o óleo de neem ao champô habitual (de 1ml a 5 ml de óleo para 100ml de champô - 1ml, preventivo; 5ml se houver infestação.

3 comentários :

Limassol disse...

Bom dia! Novamente encontro na blogosfera referencias ao neem... Já o tentei usar na luta contra as pragas na minha horta mas não consegui encontrar o óleo, e definitivamente moer as sementes é quase inpossivel - são extremamente rijas... Onde é que comprou o seu óleo? Na net?
Obrigada pela ajuda!

Trumbuctu disse...

Foi por correio a uma empresa portuguesa. Se quiser posso dar-lhe o contacto por e-mail.

Limassol disse...

Ok muito obrigada! Já alterei o meu perfil para que tenha acesso ao meu endereço :)