24 de maio de 2011

reflexão


O comentário deixado pela cris, neste post, levou-me a reflectir sobre o percurso que tenho feito na horta. Sou mais impulsiva do que reflexiva e por isso às vezes tenho abóboras onde esperava melancias ou sou surpreendida por flores que já não me lembro de ter semeado. Por essas e por outras, este diário é uma ferramenta fundamental no meu caminho. Uma espécie de 'Estrela Guia'.

Olhei para as categorias, aqui ao lado, e saltaram-me à vista os Habitantes da horta (82), as Formas de cultivo (39) e as Sementes (38), de tudo o que tenho observado pelo caminho. É bom, parece-me ir na direcção "certa". A diversidade de fauna é essencial para o equilíbrio que procuro e é importante saber  qual o papel que desempenha neste pequeno ecossistema. São eles, os habitantes da horta, que controlam os excesso de populações (a que nós chamamos pragas), viabilizam a produção de alimentos e nos permitem ter  o que semear na estação seguinte.

Depois, a forma como cultivamos o solo determina se o mantemos vivo ou não, isto é, se permitimos que a vida existente na primeira, e mais importante, camada do solo permaneça desempenhando, também ela, o seu papel. Este aspecto liga-se determinantemente com o anterior, complementa-o e fecha o ciclo terra/ar. Existem muitos outros, como por exemplo a água, a que ainda não dei a devida atenção mas o lema é: "soluções pequenas e lentas", o nono principio da Permacultura.

A seguir a semente, uma possibilidade renovada de semear para colher. e poder dar ou trocar este tesouro; sem ele ninguém vive. Algo impossível com sementes híbridas e transgénicas. A sua herança genética termina com a colheita. E os bancos de sementes? Apesar de todas as condições ideais de conservação, serão elas viáveis se algum dia viermos a precisar?? Tenho sérias dúvidas.

A par destas três categorias, saltaram ao olho outras como as Hortícolas (96), em maior número até, e ainda bem pois o objectivo primeiro desta horta é alimentar-nos, e as Iniciativas (47) com as quais aprendo e onde encontro muitas vezes inspiração para o meu trabalho.

Sem comentários :