6 de maio de 2011

work in progress II detalhado


 clique nas imagens para ampliar 

[actualização de 20.04.2011]
Como prometido aqui fica o processo de criação de parte do primeiro sector da horta. São três sectores em 600m2 de terra mas só dois deles vão estar em produção. O outro, onde semeámos o milho e as abóboras no ano passado, fica em pousio.

Da esquerda para a direita: de um monte de estrume se fizeram as camas, depois de coberto o solo com cartão. Algumas plantas, como as couves, ficaram e estão agora a dar semente. A ideia da estrutura para o feijão trepador surgiu depois de ver esta pequena horta, tanto em tão pouco espaço. Linda! De um lado temos feijoca, um feijão trepador que durante sete anos volta sempre a nascer sem o plantarmos;  do outro lado feijão trepador raiado.

Depois do cartão e do estrume, cobrimos tudo com palha e só depois plantamos. Os garrafões ajudam as pequenas plantinhas a sobreviverem ao ataque dos caracóis e protegem-nas de alguma geada que ainda possa cair. A rama das laranjeiras, depois de as abrirmos, ficou no chão como mulch. Hoje estive a colocar cartão por baixo para que não nasça tanta erva. O plástico preto que se vê vai cobrindo zonas que ainda não estão semeadas funcionando como uma espécie de monda térmica. Sei que tenho um estudo sobre isso algures no computador mas agora não consigo encontrar.

Por fim, o lugar das alfaces, beringelas e mais feijão trepador, outra variedade. Aqui a estrutura de suporte é mais convencional, feita com canas. Dá alguma sombra às alfaces conforme o movimento do sol; umas apanham mais sol de manhã e outras mais à tarde.

Sem comentários :