7 de maio de 2011

mais horta

.




Quando regressei das Sobreiras Altas, no outro dia, tinha uma bela surpresa à minha espera. O Rogério tinha feito três camas na horta. Muito bem feitas, a terra toda coberta com cartão e... com palha!! Uau!! Mesmo cansada ainda fomos fazer as transplantações do viveiro. Normalmente, Abril e Maio são meses de algum stress por causa das sementeiras. O tempo urge, sempre, numa corrida para conseguir semear tudo na altura certa. Este ano o stress aumentou porque começámos a experimentar o calendário biodinâmico. Dias específicos para frutos, legumes, flores... A nossa base de trabalho é o The Gardners Calendar.

Basicamente é um calendário lunar, no qual são utilizados os doze signos do Zodíaco como método de posicionamento da lua para uma plantação mais precisa. Para além dos signos, Vénus e Saturno que desempenham igualmente um papel importante para os dias de plantação.

3 e 4 de Maio
Frutos
transplantámos tomate, abóbora hokaido, meloa, melancia do viveiro e semeámos novamente feijão rasteiro de vinhais (para cobrir as falhas causadas pelos caracóis) e milho.

5 e 6 de Maio
Raízes
semeámos cenouras,  junto das cebolas e rabanetes em canteiro.

Hoje e amanhã, 7 e 8 de Maio
Flores
mostarda branca, girassol, maravilhas e flores que trouxe das Sobreiras Altas.

Inspirada nesta imagem mudei um dos compostores da casa de banho seca. Ficará à sombra do kiwi quando este estiver plenamente desenvolvido. Armei uma estrutura temporária de modo a direccioná-lo para o sitio que pretendo. Ainda não vos tinha dito mas o resultado deste compostor, ao fim de seis meses, foi uma quantidade de composto suficiente para estrumar uma laranjeira adulta, uma jovem clementina, tangerineira, ameixeira, damasqueiro e um chorão adulto.

Nada mau, hã? ":O)

3 comentários :

horticasa disse...

Essas camas parece que resultam para controlar as ervas daninhas, mas os caracóis e as lesmas, eles dão cabo de tudo.
Tem alguma receita para eles fugirem? Eu tenho algumas mas a verdade é que não dou vencimento eles são tantos.
beijinho eugénia

Trumbuctu disse...

Veja este post Eugénia.

Também semeamos em viveiro e transplantamos quando as plantas já têm um tamanho considerável tapadas com garrafões, resistem assim mais às "dentadas" ":O)

❀ ❀ ❀

Paula

horticasa disse...

Pois não há hipóteses, se puser umas caixinhas com cerveja elas vão lá e morrem afogadas, mas haja tempo e cerveja, com tantas... são às centenas.
Também se fizer uma cerca à volta das plantas com cinza, ou areia, ou casca de ovo derretida e sal claro, tudo isso resulta, mas para isso é preciso estar por perto todos os dias... E eu vivo em Lisboa, quando lá chego está tudo roidinho...
beijinho eugénia