24 de maio de 2011
jantar crú
nham, nham ":) Hoje o dia foi de novas experiências. Com frutos secos, azeite, cenoura, banana, sal e pimenta de cayenna fiz um hambúrguer, acompanhado de uma boa salada de alface, da horta, com cebola e capuchinhos. Aliás, devo dizer que as alfaces da horta estão lindas!
De sobremesa uma mousse de chocolate e canela. Tudo crú, mesmo crú e sem ir às compras ":). Uma delicia!
Ambas as receitas são do Centro Vegetariano, o hambúrguer aqui e a mousse aqui. Como não tinha todos os ingredientes descritos fiz com o que havia cá em casa e em vez de nozes usei uma mistura de frutos secos (nozes, avelãs, caju).
Para o hambúrguer as quantidades foram a olho: uma chávena pequena de frutos secos, três cenouras pequenas, da horta, um quarto de uma cebola média, um pouco de azeite, sal marinho e pimenta de cayenna. Bati tudo no liquidificador e voilá. Como ficou um pouco mole adicionei uma colher de chá de levedura de cerveja para ligar melhor os ingredientes.
A caminho vem o Pão de Essénio. Já tenho trigo sarraceno de molho.
Há muito tempo que o meu corpo me pede alimentos crús mas havia sempre um motivo para não experimentar: o hábito da cozinha tradicional portuguesa, não saber, falta de paciência para cozinhar.Enfim, um sem número de razões. A experiência de hoje foi muito positiva. Rápido, saboroso, divertido e... bonito.
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
4 comentários :
Quando era uma jovem despreocupada:) lancei-me à aventura e fui para a Suiça onde conheci um casal e comecei a tomar conta das duas filhas. Por lá fazíamos sempre uma refeição de alimentos crus por dia e fiquei com resquícios desse maravilhoso hábito, pois todos os dias cá em casa há saladinhas e frutinhas:)
Realmente bonito, Também lá tenho chagas mas sinceramente nunca arrisquei experimentar, também se fazem pickles, mas não sei se é antes da flor ou depois, tenho que pesquisar...
eugénia
Cada vez mais, como desta maneira sobretudo durante o dia. A dificuldade quando nao temos uma horta, é de encontrar legumes da época e da regiao.
De momento aqui na Suiça, começamos a ter morangos... o resto é tudo "Made in somewhere else"
Beijinhos
Para quem está a começar, como eu, essa opção de fazer um dos pratos do dia assim parece-me excelente, Isa.
Pickles de flores! ":)
Não sabia mas é uma ideia que me soa bem. Todos os anos temos sempre tantas chagas ...
Isabelle, estou agora a começar a experimentar mas, pelo que tenho lido, há sempre a opção da utilização de grãos germinados com que se podem fazer inúmeros pratos ":) Agora mesmo vi uma receita de leite de cânhamo, que me pareceu uma delícia. Em breve vou experimentar ":)
❊ ❊ ❊
Enviar um comentário