11 de maio de 2011

kiwis em flor



Penso ter sido no ano passado que trouxemos kiwis para a horta, uma macho e duas fêmeas. Duas das plantas perderam-se, por falta de atenção, e ficámos só com uma. Distinguir entre umas e outras parecia tarefa difícil; toda a gente nos dizia que não se consegue fazer. Faltou dizer foi que a distinção se faz através da flor. Como não sabíamos o que estava por cá comprámos uma fêmea, assim ficaríamos com um "casal" ou, na pior das hipóteses, com duas fêmeas.

Entretanto reparei que o "sobrevivente" está a começar a dar flor e por ela soube que se trata de um macho. Acertámos na compra do segundo exemplar! Isto se a informação encontrada na UBC Botanical Garden estiver correcta, onde encontrei imagens das flores masculinas e das femininas.

O kiwi para dar fruto precisa duma planta macho e uma ou mais fêmeas, até sete no máximo, para dar fruto. Estamos a construir um alpendre onde colocaremos a planta feminina, para aí dar fruto e só precisarmos de esticar a mão para os saborear sob a sua sombra ":O)

3 comentários :

horticasa disse...

Acho que os meus estão muito atrasados, já lá estão há dois anos e flor, nem vista...
É um macho e uma fêmea, eram a 7 euros cada um, vamos esperar... já há muitas plantas dessas lá na terra, esperamos que as abelhas cheguem a todas.
bj eugénia

A casa onde vivemos disse...

Jà estão a falar de kiwis e por aqui o único pé de tomate que tenho num vaso, tem apenas 25cm de altura... e ainda passa todas as noites em casa!
Gosto das aboboras do Trumbuctu :)
bjs
isabelle

Trumbuctu disse...

Depois do blackout do blogger voltei a publicar o post e os comentários que tinham deixado, Eugénia e Isabelle, e volto a responder ":)

Eugénia, não desanime. eu já não me lembro quando trouxemos os kiwis mas o que sobreviveu também demorou a dar flor. E as abelhas? Chegam com certeza ":) Costuma ver abelhas na sua horta?

Isabelle, então já está muito crescido! Os que semeámos ainda nem têm metade dessa altura; só os que nasceram por eles mesmo é que estão grandes ":)

❀ ❀ ❀