2 de maio de 2009

Bufo bufo


Sapo vulgar (Bufo bufo), ao que parece, pela descrição e fotografias encontradas aqui, aqui e aqui. Vi-o no dia 29 e depois desse dia desapareceu. O tempo também ficou menos húmido, com sol e esta espécie é normalmente vista em dias húmidos e nublados.

Umas semanas antes, depois de ter limpo o lago de limos, achei estranho que a maioria das rãs tivessem desaparecido; pensei que a causa tivesse sido eu, porque para tirar os limos retirei muitos ovos de girinos. Fiquei a sentir-me culpada mas se esperasse até Junho, fim da época de procriação, teríamos um lago de limos e não de água. Enfim, não volto a repetir a proeza, só que, pelo que li entretanto, muitas das rãs foram embora por medo da matriarca. Sim, deve ser fêmea porque mede um palmo meu, cerca de 20 cm, e são elas que entram na água para por os ovos.

Não vou fazer nenhuma descrição, pois nos links acima indicados está bastante completa e, naturalmente, escrita por especialistas; sublinho só que são muito úteis na horta - comem insectos, incluindo formigas, vermes e caracóis, o que me deixa muito satisfeita.

Sem comentários :