8 de maio de 2009

tupinambos - 2ª geração


Já estão a despontar no mesmo local onde os plantámos, em Janeiro de 2008 (nunca chegaram a sair da terra). Fiz mal em tirá-los da terra no Inverno passado; foram enterrados novamente, noutro local, mas com uma rede por baixo para os delimitar melhor. Começaram na mesma a criar raiz e voltei a colocá-los no local original.

Sabendo que a melhor altura para os plantar é depois de colhidos - Setembro/Outubro - até Fevereiro, agora foram-no em Março. Vamos ver o que dá...

4 comentários :

gintoino disse...

Estão enormes quando comparados com os meus que foram plantados em novembro...por isso não me parece q deva gazer grande diferença ;-)

Trumbuctu - diário de uma horta disse...

Mas estes que vês já foi plantado em Janeiro de 2008 e nunca saíram da terra. A terra também levou estrume de cavalo e tem sido regada todos os dias.

Os que outros é que foram plantados em Março, mas também já começaram a nascer.

A tua terra é argilosa?

gintoino disse...

eu nem sei ao certo o q a minha terra é...acho q é argilosa, mas com muita pedra à mistura, nem sei bem...

Trumbuctu - diário de uma horta disse...

É que os tupinambos, como todos os tubérculos, preferem terra solta para se desenvolverem melhor; a argila tende normalmente a ficar compacta e dura. Podes, no início do Outono, transplanta-los para uma zona onde tenhas melhorado a estrutura do solo.

De qualquer forma, em solo argiloso, crescerão na mesma, talvez não fiquem é tão redondinhos e grandes.