
Um insecto, aparentado (?) com uma vespa, numa flor de chicória.
diário de uma horta
Os 'jardins de água', assim chamados por recolherem a água da chuva dos edifícios, são concebidos para reter, filtrar e absorver essa água e diferem dos jardins convencionais pelo uso de plantas perenes, preferencialmente nativas da região. Estes jardins são particularmente interessantes em cidades, pois devido ao excesso de asfalto e betão a água da chuva tem mais dificuldade em infiltrar-se e em chegar aos rios ou aos lençóis freáticos. As plantas, depois de estabelecidas, não necessitam de rega e são menos atreitas a doenças.
A importância dos 'jardins de água':
- aumentam em cerca 30% a infiltração da água da chuva quando comparados com jardins convencionais de igual tamanho
- diminuem a probabilidade de inundações e problemas de drenagem
- ajudam a proteger os rios e lagos de poluentes trazidos por águas pluviais urbanas
- providenciam habitats para pássaros, borboletas e outros insectos benéficos
- proporcionam beleza ao olhar
Como fazer um 'jardim de chuva'?
Rain Garden Manual (em inglês).
Para quem não lê inglês pode ver aqui, a titulo de exemplo, ou pesquisar na net por 'jardins de água'.
Na Flora Digital de Portugal Ilustrada poderão encontrar inúmeras espécies nativas do nosso país.
Em tempos, quando o Lugar ao Sul ainda existia, ouvi uma entrevista de Rafael Correia com Zélia Sakai, uma conceituada conhecedora de plantas aromáticas e medicinais e autora de vários livros sobre o mesmo tema. Há dias cruzei-me novamente com o seu nome quando procurava informações sobre o pilriteiro. Encontrei o que procurava e muito mais ... informação preciosa sobre plantas aromáticas e medicinais da mesma autora.
Para quem tem interesse em aprender: Plantas Medicinais - Riqueza Natural e Plantas Medicinais na Saúde e na Beleza.
Nota: A Antena 1 para além de não se limitar a retirar do ar o Lugar ao Sul, programa de rádio de uma imensa riqueza humana, retirou igualmente todas as edições online outrora disponibilizadas. "Brilhante!", é mesmo o que se pretende de uma estação de rádio, ainda por cima pública.
About the author of this blog (...) I was born in Lisbon and early start travelling through Alentejo ...Who's Trumbuctu? (...) A diary vegetable garden, an experimental project for a small permaculture garden ...